Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana quente na Chapada Diamantina; mas noites devem registrar 15ºC nas áreas serranas

tempo
Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, as chances de chuvas são menores, mas espera-se as menores temperaturas do Estado | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, onde se comemora o Dia das Mães, as condições do tempo na Bahia não deverão ter mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, já que a massa de ar quente e seco continua predominando na maior parte do Estado. Com isso, o predomínio será de céu com poucas nuvens e sem chuvas, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste. Além disso, a permanência desse sistema também está influenciando nas temperaturas, uma vez que, a pouca nebulosidade favorece a elevação das mesmas, com máximas podendo chegar aos 36°C (no período da tarde), enquanto que, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, há uma significativa redução, com mínimas podendo chegar a 19°C.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico é o sistema que continua predominando, mantendo, assim, o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas. No entanto, são nas localidades mais próximas ao litoral onde as chances de ocorrência dessas chuvas serão maiores. Com essa previsão de chuvas, somada a época do ano (aproximação do inverno), as temperaturas tendem a ficar mais amenas nessas regiões, a exemplo das máximas de 29°C no Sul e 33°C no Nordeste do Estado. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as chances de chuvas serão menores, são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 15°C, principalmente nas áreas serranas.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano também deverão manter o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Mesmo assim, as temperaturas na capital baiana continuam estáveis, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C. A maré, entre a sexta-feira (12) e domingo (14), deverá atingir sua altura máxima no período entre às 4h e às 6h e entre às 16h e às 18h, com valores variando de 1,8 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 10h e às 12h e entre às 22h e às 00h, com valores variando de 0,3 a 0,7 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas