Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Esquema fraudulento de merenda escolar em Ilhéus é tema de reportagem do Fantástico

globo
O Ministério Público acredita que essa fraude gerou o valor de R$25 milhões para o grupo político que a organizou | FOTO: Reprodução/Globo |

O programa Fantástico do último domingo (14) exibiu uma reportagem sobre um esquema de fraude em licitações da merenda no município de Ilhéus, no sul da Bahia, em que até envolve carne com data de validade vencida em mais de dois anos. Além disso, foi mostrada a situação de uma das escolas municipais, instalada em um barraco de madeira, e o estado de muitos dos ônibus escolares, que estão parados por falta de manutenção.

O Ministério Público acredita que essa fraude gerou o valor de R$25 milhões para o grupo político que a organizou. Empresas em nomes de ‘laranjas’ participavam das licitações dirigidas, e atuavam com preços superfaturados dos produtos. Foi descoberto, na verdade, que o grupo agiu nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação desde 2009.

Seis pessoas foram presas, entre empresários, assessores e políticos. Entre este último grupo está o ex-secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, que figurava entre os principais organizadores do esquema. A Câmara de Vereadores também tinha contratos com as empresas, que foram suspensos, como os da prefeitura municipal.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo da reportagem
https://globoplay.globo.com/v/5868923/

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas