Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê sedia etapa do Brasileiro de Mountain Bike no mês de setembro

foto6
Em termos econômicos, o evento pode movimentar a economia local em quase R$ 400 mil entre gastos com hospedagem, alimentação, guias, lembranças | FOTO: Divulgação/Sudesb |

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, sediará nos dias 7 e 10 de setembro a 5ª edição do Desafio OGGI Alto do Paraguaçu de Mountain Bike (MTB). No sábado (9), ocorrerá a prova na modalidade de XCO (Circuito Olímpico), onde os atletas competirão num percurso dentro da cidade de Mucugê. No domingo (10), a prova será válida pela penúltima etapa do ranking brasileiro de MTB XCM na Bahia.

Por se tratar de um feriadão prolongado de quatro dias, começando no dia 7 de setembro (Independência do Brasil), a organização do desafio prevê que mais de mil visitem a cidade nesse período. O que em termos econômicos pode movimentar a economia local em quase R$ 400 mil entre gastos com hospedagem, alimentação, guias, lembranças, etc.

Com dois percursos, o PRO com 76 quilômetros e 870 metros de elevação, e o SPORT com 57 quilômetros e 580 metros de elevação, a prova de XCM acontecerá no mesmo cenário onde ocorria a maior ultramaratona de MTB das Américas, o Brasil Ride. Passando por vales, single tracks, rockgardens e percursos técnicos como a Subida do Merecimento, onde os atletas subirão até o Capão do Correio com o visual dos gerais de Mucugê e um downhill técnico de dois quilômetros.

Durante os dias 7 e 10 de setembro também ocorrerá a 2ª Mostra de Turismo e Negócios da Chapada Diamantina com uma diversificada programação cultural | FOTO: Divulgação/Sudesb |

O percurso SPORT é a oportunidade de cicloturistas pedalarem numa trilha espetacular ao lado de belezas naturais incomparáveis, desfrutando de toda a infraestrutura da prova e ainda com a possibilidade de subir no pódio. A novidade na edição desse ano é a prova de XCO, que ocorrerá num circuito de aproximados de cinco quilômetros passando por diversos trechos técnicos, como o Balneário do Rio Mucugê, a descida da Igrejinha, o Tobogão de Varejão e por algumas ruas históricas da cidade, onde os atletas poderão pedalar ao lado do calor da torcida.

A prova também promoverá o plantio de mais de 800 mudas de árvores nativas às margens do Rio Paraguaçu em parceria com o Grupo As Marias da comunidade de Caraíbas, por onde os atletas também passarão no dia da prova. O Desafio Oggi Alto do Paraguaçu não se resume a diversão somente para quem pedala. Mas também para os familiares e amigos que viajarão com os atletas no feriadão.

Durante os dias 7 e 10 de setembro também ocorrerá a 2ª Mostra de Turismo e Negócios da Chapada Diamantina com uma diversificada programação cultural. As inscrições do Desafio Oggi Alto do Paraguaçu são limitadas e os interessados podem se inscrever acessando o site https://www.ticketagora.com.br/Evento/3688/Desafio-Oggi-Alto-Paraguacu-Mtb-E-Cross-Country-Xco. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas