Ícone do site Jornal da Chapada

Presidente da UPB diz “que governo federal é Casa Grande e os municípios são a Senzala”

????????????????????????????????????

upb
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai até a quinta-feira | FOTO: Divulgação/UPB |

Para dar início a sua participação na 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começou nesta segunda-feira (15), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, fez uso da tribuna da Câmara Federal, com discurso em defesa dos municípios. Na ocasião, o presidente da UPB fez uma explanação na qual caracterizou o governo federal como a Casa Grande e os municípios como a Senzala. Uma vez que as políticas federais para com os municípios são sempre excludentes e prejudiciais.

“A Casa Grande podia tudo, com seus senhores, e a Senzala nada podia. Nos tempos de hoje, o governo federal nada mais é do que a Casa Grande e nós, os municípios, a Senzala pobre, negra, esquecida e fragilizada”, retratou Eures. Exemplo disso, é que foi feita a correção do piso salarial dos professores em 7,4% e não se corrigiu o valor que os municípios recebem por aluno ao ano, medida que gerou déficit na receita municipal. “Deram uma esmola com o chapéu alheio. Com o aumento, o governo pareceu bonzinho, mas quem pagou as contas foram os municípios”, enfatizou.

O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro | FOTO: Divulgação/UPB |

Em outro exemplo de atitudes arbitrária do governo federal, Eures falou sobre o episódio que aconteceu, também em Brasília, no último dia 3. Convidado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para participar de uma reunião no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Michel Temer, Eures foi impedido de entrar e representar as associações do Nordeste Brasileiro sem nenhuma justificativa. “Fui até a porta da reunião (no Palácio do Planalto) para assistir ser e fui barrado porque reclamo pelos direitos dos prefeitos do meu estado”.

20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai até esta quinta-feira (18), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 5 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República.

Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia a dia dos Municípios e apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. A maioria das conquistas municipalistas deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha. O evento é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e conta com o apoio das associações estaduais. As informações são da UPB.

Assista ao vídeo na íntegra

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas