Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ações para pequenos negociantes e agricultores de Jacobina são alinhadas em encontro

sebrae
Atividades do Sebrae acontecem no município de Jacobina | FOTO: Reprodução |

Donos de pequenos negócios e agricultores de Jacobina, município da Chapada Norte, representantes do Sebrae e da prefeitura local se reuniram na tarde da última quinta-feira (18) na sala de treinamento do Sebrae para discutir a implantação de uma agenda de políticas pública para essas categorias. Entre as ações discutidas estão as capacitações oferecidas no Programa Município Empreendedor Bahia (PMEB), implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e educação empreendedora para jovens da rede municipal de ensino.

“O planejamento participativo junto ao agente de desenvolvimento e aos secretários municipais alavancará soluções em segmentos específicos, culminando com a expectativa da realização da Feira Multissetorial de Negócios, no segundo semestre do ano”, explicou Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae.

O agente de desenvolvimento, que auxilia no processo de implementação e continuidade das iniciativas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123) em Jacobina, João Pedro Barbosa, destacou que a cidade “tem cumprido os eixos da Lei com realização de compras públicas, implantação Balcão do Empreendedor, dentre outras ações, e busca cada vez mais melhorar os seus índices”.

Ele lembrou, ainda, que a Lei Geral tem quatro eixos principais: Compras Governamentais, Desburocratização, Agentes de Desenvolvimento Local e Formalização. Já o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, observou a importância do envolvimento do poder público e entidades de classe para o aprimoramento de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento dos pequenos negócios.

“Vamos implementar o Sistema de Inteligência de Mercado (SIM) e conhecer outras experiências para poder transformar esse programa em algo maior, como o SIM interterritorial, envolvendo mais entidades, municípios e empresários”, acrescentou. Participaram da reunião os secretários da Agricultura e Educação, diretores dos departamentos de Cultura e Comunicação, representante da Vigilância Sanitária, gestor e consultor do Sebrae, representantes da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Jornal da Chapada com informações de Agência Sebrae de Notícias Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas