Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Plano de prevenção e combate a incêndios florestais é debatido em Seabra

seabra
O Território da Chapada Diamantina foi dividido em cinco zonais como forma de melhorar a gestão e a operacionalização do Plano | FOTO: Divulgação |

O Plano Integrado Territorial de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Chapada Diamantina foi debatido, na última terça (23), em reunião no município de Seabra. A iniciativa foi da Câmara Técnica do Colegiado de Desenvolvimento Territorial. Durante o evento, foram discutidas questões como a necessidade de um diagnóstico no território para se construir ações estruturantes que minimizem os incêndios florestais e seus efeitos de forma efetiva e eficiente. As conversas foram entorno dos planos existentes e em construção para o território, das áreas prioritárias para prevenção e combate, do estabelecimento de um Centro Territorial de Gerenciamento do Fogo (CTGF), manejo do fogo, ações de educação ambiental, estruturação e fortalecimento das instituições envolvidas, além do protocolo de combate para 2017.

Durante o evento, o Território da Chapada foi dividido em cinco zonais como forma de melhorar a gestão e a operacionalização do Plano. Um documento que integra as decisões da oficina para todas as instituições envolvidas com a temática “fogo” no território para que as mesmas decidam pela participação integrada ao Plano, através da assinatura de um Termo de Adesão será encaminhado. O coordenador de projetos da Conservação Internacional e atual coordenador da CT de Meio Ambiente do Colegiado Territorial, Rogério Mucugê, diz que este Plano “é uma germinação das intenções já construídas anteriormente por diversas instituições do território e não deve ser finalizado aqui, mas sim sempre readequado de acordo com as características temporais do território”.

O evento contou com a participação de diversas entidades e instituições, a exemplo do Grupo Ambiental Serra do Araújo (Gasa), Grupo Independente Voluntário Ambiental (Giva), Instituto Pedagógico de Desenvolvimento Agro-Social e Comunitário (Inpac), Conservação Internacional, prefeituras municipais de Bonito, Palmeiras, Souto Soares, Barra da Estiva, Rio de Contas, Novo Horizonte e Seabra, Flora Comunicação, Brigadas Voluntárias Altitude Ambiental (Piatã), Anjos da Chapada (Seabra), Bonito e Campos de São João (Palmeiras), Ifba, Sema, Inema, Sudec e Corpo de Bombeiros. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas