Ícone do site Jornal da Chapada

#Cultura: Artistas têm projeto para lançamento de livro sobre a Chapada Diamantina

capa
A publicação será composta por poesias e ilustrações autorais inéditas e conhecidas do público, trazendo como ponto central a Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A dupla formada pelo escritor Dan Soal e pelo artista Cisio Lima se juntou para produzir o livro ‘Escrevendo uma tela para meu quintal’ e tem um projeto para lançamento da obra. A publicação será composta por poesias e ilustrações autorais inéditas e conhecidas do público, trazendo como ponto central a Chapada Diamantina, com toda a sua beleza e tradições culturais. Eles querem tratar também de temas de importante discussão como a preservação ambiental, a poluição de rios e mananciais, crimes ambientais que ameaçam a região.

O lançamento do livro inclui apresentações nas cidades da região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com ações que atendem aos jovens de escola pública, apreciadores da literatura local e comunidades das cidades onde acontecerá o evento. “A ideia é utilizar a escrita e a arte como ferramentas de inclusão, informação e valorização sociocultural. A dupla pretende atingir os amantes da arte popular e regional. O livro terá um formato que alia a beleza e simplicidade à portabilidade dos pequenos livros”, apontam os artistas no projeto enviado ao Jornal da Chapada.

Os artistas
Vindo de família composta por músicos, o escritor Dan Souza Almeida, estudante de Letras Vernáculas, sempre gostou muito de analisar letras de todas as músicas que ouvia, e desde cedo conseguia entender a diferença de linguagens urbanas, de protesto, regionais, românticas, cotidianas, iniciando daí seu desejo pela composição.

Já Tarcísio Cruz Lima Villaça Maia, é neto de Ranulfo Souza Lima, artista plástico nato, cresceu vendo seu avô pintar e fazer esculturas além de fotografias, teatro, arte em geral. Quando pegava livros para ler, as figuras chamavam sua atenção mais que os textos. Além dessa influência dentro de casa, as escolas onde estudou em Wagner, cidade da Chapada, sempre tiveram grande atenção para o campo artístico.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas