Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê se firma como local de desafio de Mountain Bike; saiba mais

alto
A organização do desafio prevê que mais de 2 mil pessoas viajam para Mucugê no período | FOTO: Divulgação |

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, tem sido uma Meca para os amantes do ciclismo, sejam eles cicloturistas ou atletas amadores e profissionais. Um dos momentos esperados por esses amantes das duas rodas é o ‘Desafio OGGI Alto do Paraguaçu de Mountain Bike (MTB)’, que em 2017 chega a sua 5ª edição. Normalmente esse evento esportivo movimentará a economia local em quase R$ 400 mil entre gastos com hospedagem, alimentação, guias, lembranças, entre outros.

No feriadão de 7 de setembro a cidade sediará a 5ª edição do desafio de MTB. Serão quatro dias (de 7 a 10) em que toda a região respirará aventura e adrenalina, uma oportunidade única para ciclistas e familiares visitarem uma das regiões mais belas da Chapada. Por se tratar de um feriadão prolongado de quatro dias, começando no dia 7 de setembro, data comemorativa da Independência do Brasil, a organização do desafio prevê que mais de 2 mil pessoas viajam para Mucugê no período .

Diferente dos anos anteriores, nesta edição o ciclista contará com duas etapas. A novidade fica por conta da prova de MTB XCO no dia 9, num circuito de cinco quilômetros, passando diversos trechos técnicos como o Balneário do Rio Mucugê, a descida da Igrejinha, o Tobogã de Varejão e por algumas ruas históricas da cidade, onde os atletas poderão pedalar ao lado do calor da torcida.

No dia 10 será a vez da prova de MTB XCM que será dividida em dois percursos, Sport e Pro. O percurso Pro valerá importantes pontos para o Ranking Baiano e Brasileiro de MTB XCM e poderá definir quem serão os campeões de 2017. Com o percurso PRO tendo 76 quilômetros, além de 870 metros de elevação, e o SPORT com 57 quilômetros, e 580 metros de elevação, a prova de XCM acontecerá no mesmo cenário onde ocorria a maior ultramaratona de MTB das Américas, o Brasil Ride. Serão vales, single tracks, rockgardens e percursos técnicos como a Subida do Merecimento onde os atletas subirão até o Capão do Correio com o visual dos gerais de Mucugê e um downhill técnico de dois quilômetros.

A novidade fica por conta da prova de MTB XCO no dia 9, num circuito de cinco quilômetros | FOTO: Divulgação |

Cicloturismo
Pensando na família dos cicloturistas e atletas, a organização do Desafio, juntamente com o Trade Turístico, além dos emocionantes passeios nas trilhas da Chapada, preparou uma atrativa programação cultural e turística para os quatro dias do feriadão onde acontecerá a 2ª Mostra de Turismo e Negócio da Chapada Diamantina; passeio ciclístico; corrida Kids de MTB; e apresentações culturais e musicais durante as noites.

Nos dois dias de prova, enquanto os cicloturistas curtem as trilhas da Chapada Diamantina com toda a organização do Desafio OGGI e os atletas lutam pelo pódio e pelo título de campeão, a família dos ciclistas desfrutará de toda uma infraestrutura com stands de expositores, mostra de artesanato e DJ, por exemplo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

As inscrições do Desafio Oggi Alto do Paraguaçu são limitadas e podem ser realizadas acessando o site

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas