Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir diz que Gleisi vai marcar história como a primeira mulher a presidir o PT nacional

site3
Gleisi Hoffmann é a primeira mulher a presidir o PT no Brasil | FOTO: Divulgação |

Com 367 votos de 593, a senadora da República Gleisi Hoffmann (PR) foi eleita a primeira presidenta do Partido dos Trabalhadores durante o sexto Congresso Nacional do partido, neste sábado (3). Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), um dos delegados do movimento Optei, que declarou apoio à Gleisi, a senadora marcará história da sigla e vai construir a campanha do ex-presidente Lula para o pleito de 2018. “Ela será fundamental para inserir ainda mais mulheres na política. No PT, a democracia interna funciona e tem agora a primeira mulher com o desafio importante de conduzir Lula para o partido retornar ao governo federal, de onde não deveria ter saído”, destaca Assunção.

Além da vitória da senadora da República, o petista baiano ainda comemorou o ingresso do dirigente da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do PT da qual faz parte, Ivan Alex, na executiva nacional. “A corrente terá agora um representante direto dentro do PT nacional, um marco para a política de construção e renovação do PT proposta pela EPS, além de ter relação com a cúpula nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST] e com diversos setores dos movimentos sociais do Brasil”, completa Valmir. A chapa Optei elegeu dois membros para a executiva e seis no diretório do PT.

O petista baiano Ivan Alex é membro da Executivo Nacional do PT | FOTO: Divulgação |

Ivan Alex é assessor especial do governador Rui Costa e foi da executiva do PT da Bahia. Conforme Assunção, os trabalhos da nova executiva já tiveram início com reuniões na capital federal e o caminho é de união das tendências e dos movimentos sociais, sindicais e populares. “Vamos buscar viabilizar um processo que culmine com a eleição de Lula em 2018. Juventude, negros, mulheres, comunidades LGBTs, indígenas, quilombolas e trabalhadores rurais vão todos reconstruir o partido”, finaliza o parlamentar.

O ex-presidente Lula também esteve no Congresso Nacional, destacou a importância do PT sair forte para voltar a governar o país e deixou sua mensagem de apoio para a nova presidenta vencer os ataques contra o partido. “Em qualquer situação eu quero que você saiba que estarei de corpo e alma, eu e a bancada de senadores, de deputados e os militantes. Não é você que vai se defender sozinha, este partido com este bando de homens e mulheres verdadeiros guerreiros, nós seremos os impulsionadores da tua confirmação no PT, e eles sabem que para enfrentar você terão que enfrentar um exército muito grande”, diz Lula para Gleisi Hoffmann.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas