Ícone do site Jornal da Chapada

Listado entre assessores de Elmar Nascimento, primo não é conhecido em gabinetes

elmar
O primo do deputado Elmar Nascimento é advogado e sócio do escritório Barreto & Vieira Advogados Associados | FOTO: Reprodução |

Um primo do deputado federal Elmar nascimento (DEM-BA), eleito em abril para a presidência do Conselho de Ética da Câmara, está desde 2015 na lista de seus assessores parlamentares, mas funcionários do gabinete do democrata dizem desconhecer o vínculo profissional. O jornal Folha de S. Paulo entrou em contato com o gabinete em Brasília e em Salvador nos últimos dias – duas funcionárias atenderam as ligações e afirmaram não conhecer nenhum assessor do deputado chamado Annibal de Oliveira Vieira Neto. Annibal está nos registros oficiais da Casa como secretário parlamentar do gabinete do deputado desde setembro de 2015, recebendo R$ 13,2 mil.

O primo de Elmar é advogado e sócio do escritório Barreto & Vieira Advogados Associados. Ele aparece como advogado em processos judiciais de outro deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), entre outros clientes. Os secretários parlamentares devem cumprir jornada semanal de 40 horas e tem entre as atribuições, segundo as regras da Câmara, “serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados para atendimento das atividades parlamentares específicas de cada gabinete”.

À Folha, Elmar informou que suas funcionárias não conhecem o vínculo profissional de Annibal porque o primo o acompanharia exclusivamente em viagens ao interior do Estado, ajudando em questões jurídicas relacionadas ao mandato. Segundo o deputado, o advogado não bate ponto nos escritórios oficiais porque o salário pago pala Câmara não seria suficiente para “funcionários qualificados” cumprirem expediente normal.

“O horário é combinado comigo. Vai estar me esperando no aeroporto agora [quinta-feira, dia 1º, pela manhã]. Bater ponto não bate porque eu delego as tarefas e ele cumpre. Você não vai conseguir um funcionário qualificado com o salário que tem [na Câmara] para ficar batendo ponto de 8 da manhã às 6 da tarde”, justificou.

O parlamentar afirma ainda que o primo “digita, faz os ofícios, as coisas todas aos ministérios, os programas, os projetos, alguma emenda [parlamentar], alguma coisa do tipo que precisa”. “Ele faz e eu trago [a Brasília]”, detalhou. Annibal confirmou que trabalha em emendas para o parlamentar e presta assessoria desde o primeiro mandato de Elmar como deputado estadual. Ele também disse viajar com Elmar e trabalhar em Salvador. O advogado disse que não frequenta o gabinete de Salvador, e que por isso, ninguém o conheceria. Redação do site Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas