Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Região de Jacobina recebe ‘Mutirão de Cirurgias’ na próxima semana; saiba mais

cirurgia
O atendimento começa às 7h e tem a capacidade de marcação de 180 consultas por dia | FOTO: Divulgação/Secom |

A região de Jacobina, na Chapada Norte, formada por 20 municípios, recebe na próxima semana (12 a 14) o Mutirão de Cirurgias, ação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Nesta etapa, a população terá acesso a cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As consultas pré-operatórias serão feitas em unidades móveis que ficarão estacionadas em Jacobina, na Rua José Rocha, ao lado do Ginásio de Esportes e em frente ao estádio José Rocha.

O atendimento começa às 7h e tem a capacidade de marcação de 180 consultas por dia. É necessário que o paciente já tenha a indicação médica de cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha, mas possua exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, pode comparecer ao local e apresentar os documentos exigidos.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de ultrassonografia (USG), precisam estar em jejum. Os de histerectomia devem levar exame preventivo. As mulheres que ainda menstruam têm que apresentar o exame Beta HCG. De um modo geral, todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado. As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 19, no Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon.

Para saber se está cadastrado para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do mutirão. O paciente ou o responsável também pode comparecer à Secretaria Municipal de Saúde de seu município e verificar se o seu nome consta na lista destinada aos que vão realizar o procedimento.

Nesta etapa, serão atendidos os municípios de Jacobina, Capim Grosso, Caem, Caldeirão Grande, Mairi, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá; Umburanas, Várzea Nova, Várzea da Roça, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia e Várzea do Poço. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas