Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Prefeituras buscam edital da Bahiatursa para patrocinar festas de São João

são
Apenas 80 prefeituras, das mais de 400 cidades que o estado tem, se inscreveram para receber recursos da Bahiatursa para promover os festejos | FOTO: Reprodução/Infonet |

As festas juninas têm tradição na Bahia e não tê-las é motivo de discussão em muitos municípios baianos. No entanto apenas 80 prefeituras, das mais de 400 cidades que o estado tem, se inscreveram para receber recursos da Bahiatursa para promover os festejos. A seleção pública foi encerrada na última terça-feira (6). A informação foi confirmada na última quinta-feira (8) pelo secretário de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes.

“Fizemos dois adiamentos para que pudéssemos atingir o maior número de municípios possíveis, não passou de 80 municípios. Os que conseguiram resolver farão os convênios, vamos começar a efetuar o repasse dos recursos”. Para firmar a parceria, os municípios não podem estar inadimplentes e ter suas contas regularizadas. De acordo com Josias, a quantidade de prefeituras que conseguiram patrocínio foi semelhante ao último ano, menos de 90 gestores.

Diante da situação, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, se manifestou publicamente, sugerindo que o governador autorizasse a contratação direta de produtoras e atrações pela Bahiatursa. “Ocorre que o pleito feito pelo presidente carece de uma sustentação financeira do Estado também para atender a demanda. Se não todos, mais de 90% fazem os festejos juninos. Aí reside o problema, o Estado não é capaz de atender todos os municípios”, afirma o secretário.

De acordo com o titular da Serin, os recursos concedidos variam entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Segundo Josias, é considerado o histórico de festas juninas da cidade, entre outros critérios. “Tem várias questões que são cortejadas, têm municípios tradicionais. O governador decide o quanto vai ser destinado a cada um deles”. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas