Ícone do site Jornal da Chapada

Assembleia aprova projeto que cria o Dia Estadual da Chapada Diamantina

O Vale do Pati é moldado na Serra do Sincorá pelos rios Calixto, Pati e Cachoeirão e tem altitudes que oscilam de 400 a 1.500 metros | FOTO: Dmitri de Igatu ||

foto56
A matéria vai agora para a sanção do governador Rui Costa para se transformar em lei | FOTO: Reprodução/Dmitri de Igatu |

De autoria da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o projeto de lei nº 22.371/2017, que institui, no calendário oficial de Eventos do Estado da Bahia, o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado no dia 11 de abril, foi aprovado na Assembleia Legislativa na noite da última terça-feira (20). Conforme informações, a parlamentar do PSD efetivou um acordo com as lideranças do governo e da oposição o que gerou a aprovação da peça. Bastos argumenta que a medida deve colocar a região da Chapada Diamantina ainda mais em posição de destaque no estado.

A data passará a fazer parte do calendário oficial do estado e contará com ações e atividades sustentáveis que promovam a história, cultura, artes, o ecoturismo e a educação ambiental nos municípios componentes da região chapadeira. No projeto aprovado, essas ações passam a ser definidas em conjunto pelas secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente com a participação das entidades associativas da região.

A matéria vai agora para a sanção do governador Rui Costa (PT) para se transformar em lei. Ivana Bastos já está articulando com o governo para, em breve, anunciar oficialmente a lei durante uma visita à região. Para a parlamentar, “a data busca contribuir para uma maior conscientização e conhecimento sobre este patrimônio da Bahia, além de promover homenagens não só à beleza da região mas também estimular as tradições e cultura de sua gente”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas