Ícone do site Jornal da Chapada

Lençóis: Estudantes participam de oficinas com tecnologias educacionais de baixo custo

lençóis
As crianças investigaram o mundo microscópico nos jardins e parques urbanos da cidade | FOTO: Divulgação | 

Os estudantes das escolas Renato Pereira Viana (CERPV) e Inova Educação, em Lençóis, na Chapada Diamantina, além de crianças e jovens das Organizações Não Governamentais (ONGs) Associação Casa Grande e Associação Grãos de Luz e Griô, participaram na última semana de oficinas com tecnologias educacionais de baixo custo que promovem melhorias na educação científica. Os discentes investigaram o mundo microscópico nos jardins e parques urbanos da cidade com a ajuda de microscópios feitos de papel, que contém lentes de alta resolução. Esses equipamentos, que custam cerca de R$5, foram doados por uma universidade americana.

A iniciativa, sem fins lucrativos, é conhecida como ‘Conector Ciência’. A investigação deu origem ao projeto ‘O Mundo Invisível’, que buscou ampliar a visão dos estudantes sobre o universo microscópico que os cercam, e trazer maior visibilidade para o processo científico e o papel do cidadão na investigação científica. “A cada etapa ficava mais curiosa e animada para saber o que iríamos fazer e se iria dar certo”, afirmou Julia, estudante da escola estadual CERPV. O sucesso foi grande e mais oficinas foram criadas para atender as comunidades escolares.

Em uma delas, kits educacionais de elétrica, com uma espécie de microcomputador, e que custa cerca de R$55, foram utilizados para experimentar conceitos físicos e biológicos na prática. Os estudantes acoplaram sensores de luz ao microcomputador que, por sua vez, estava conectado a uma lâmpada de LED. Quando a sala ficava escura, o sensor detectava a escuridão e acendia a lâmpada. Os organizadores do projeto esperam que essa iniciativa inspire outras escolas da Chapada Diamantina a realizarem mais experimentos científicos como parte do currículo, ampliando as vozes e participação dos cidadãos no processo científico.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo sobre as oficinas:

Link para o projeto: http://www.conecien.com/tecnologias-educacionais.html

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas