Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Onça é encontrada em casa e assusta moradores de Cafarnaum; confira vídeos e fotos

onça
Essa espécie de felino é típica da região Nordeste do Brasil e é considerada um patrimônio da fauna nacional | FOTO: Montagem do JC/Edilson Anjos |

Moradores de uma residência no distrito de Canal, no município de Cafarnaum, na Chapada Diamantina, tomaram um susto ao acordar na última quinta-feira (22). Uma onça parda de porte adulto, conhecida também como suçuarana, foi encontrada no quintal, em cima de um pé de manga. Até a manhã desta sexta (23), o felino permanecia no local. Policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), com sede em Lençóis, foram ao local para analisar a situação e resgatar o animal e minimizar o risco de acidente com a família que mora no imóvel e populares no entorno.

Um grupo de profissionais do zoológico de Salvador foi informado e já se dirige ao local | FOTO: Divulgação/Edilson Anjos |

“É um animal silvestre, que não tem contato com seres-humanos. Então é preciso que as pessoas se afastem do local, porque ela deve estar com fome, estressada, pode atacar uma criança. A recomendação é que a população se afaste do local”, disse o Major Pires da Cippa ao Jornal da Chapada por telefone. Por falta de equipamentos adequados para sedação do felino por parte da Cippa, o grupo de profissionais do zoológico de Salvador foi informado e já se dirige ao local para realizar o resgate, onde deve chegar no início da tarde desta sexta (23).

Eles avaliarão se o animal está ferido ou se pode ser solto na natureza de imediato. Para o major Pires, o habitat natural dessa onça fica entre os municípios de Cafarnaum, Morro do Chapéu, Xique-Xique, Bonito, Lençóis. “Entre Bonito e Morro de Chapéu tem uma vasta floresta, seria o caso deixá-la lá caso esteja íntegra”, informou. Essa espécie de felino é típica da região Nordeste do Brasil. “Ela é um patrimônio da fauna nacional”, afirmou Pires.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Vídeo 1

Vídeo 2

Confira mais fotos

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas