Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Onça encontrada em Cafarnaum é solta no Parque Estadual do Morro do Chapéu

onça
“O impacto para o animal foi mínimo e com total segurança para todos”, disse o veterinário envolvido no resgate | FOTO: Divulgação |

A onça-parda macho encontrada por uma família de Cafarnaum, na Chapada Diamantina, no quintal de sua residência na última quinta-feira (22) foi resgatada por uma equipe do Zoológico de Salvador na sexta (23) e libertada no Parque Estadual do Morro do Chapéu. O coordenador do zoológico, Vinícius Dantas, disse que teve conhecimento que o animal estava preso na mangueira na quinta e chegou à Chapada Diamantina no dia seguinte, quando fez a imobilização da onça.

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) fez a segurança da casa onde a onça estava presa, a fim de proteger o animal e moradores. “Levei equipamento para anestesiar e dardos. Dei um único tiro anestésico nela e ela adormeceu em cima da árvore. Subimos na árvore e ela desceu através de uma corda. Nós fizemos a avaliação veterinária e vimos que a onça estava bem”, contou Vinícius.

Depois que o animal foi resgatado da árvore, o grupo seguiu para o Parque Estadual de Morro do Chapéu. “O animal desceu do veículo e saiu correndo depois que soltamos. O impacto para o animal foi mínimo e com total segurança para todos”, disse o veterinário. Ele afirmou que a onça, que é comum na região, pode ter ficado presa na árvore após ter se deslocado do ambiente natural. Jornal da Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas