Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Redução no número de feridos e mortos é registrada na Operação São João da PRF

prf
A Operação foi iniciada na última quinta-feira (22) e encerrada na segunda (26) | FOTO: Reprodução/PRF |

A ‘Operação São João 2017’, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, registrou uma redução de 46,15% nos óbitos e de 8,82% na quantidade de feridos em seus números preliminares. A Operação foi iniciada na última quinta-feira (22) e encerrada na segunda (26). A presença de fiscalização e a inibição de práticas mais danosas contribuíram para entender esse quadro. A fiscalização ajuda a evitar que o condutor infrator de exceda a velocidade, de ultrapasse em faixa contínua e de dirija sob efeito de álcool, por exemplo, e ainda o induz a utilizar os equipamentos de segurança como cinto e capacete. Assim, em caso de acidentes a chance de letalidade diminui.

Fiscalização
O esquema montado, que contou com reforço de policiais e equipamentos vindos de outros estados, resultou na fiscalização de 10.903 veículos e 11.670 pessoas. Os esforços para reduzir os acidentes causados por ingestão de álcool na direção de veículos automotores resultaram na realização de 4.274 testes de etilômetro e na notificação de 95 motoristas com a condição psicomotora alterada. Cinco deles tinham concentração de álcool no sangue que configura crime de trânsito e, por esse motivo, foram autuados administrativamente e presos.

As ultrapassagens proibidas e o excesso de velocidade também foram infrações muito verificadas no período. Somente os radares portáteis operados por policiais capturaram 1.159 veículos acima da velocidade máxima permitida na via. As ultrapassagens proibidas, sejam elas em faixa contínua, pelo acostamento ou forçadas, foram flagradas 875 vezes nos cinco dias. Já condutores ou passageiros sem cinto de segurança foi uma infração registra 218 vezes.

Apreensão de armas e veículos
Além dos bons resultados obtidos na fiscalização do trânsito e na redução de acidentes, a PRF promoveu também o enfrentamento ao crime nas rodovias federais. As equipes apreenderam quatro armas de fogo e 932 munições, inclusive de fuzis 762 e 556, pistolas calibres 40 e 9mm. Esse apetrecho estava sendo levado para abastecer o arsenal de criminosos da Bahia e de outros estados do Nordeste. As abordagens resultaram ainda na recuperação de seis veículos roubados e na prisão, ao todo, de 29 pessoas por crimes diversos, excluindo-se aí as cinco por embriaguez ao volante. Jornal da Chapada com informações da PRF.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas