Ícone do site Jornal da Chapada

#Artigo: Cuba mostra para o mundo o seu potencial turístico com a FITCUBA 2017

foto
Com o plano do governo em construir 19 mil habitações, Holguin se destaca como o quarto polo da indústria do turismo em Cuba, vindo logo atrás de Havana, Varadero e Jardins do Rei | FOTO: Divulgação |

Por Valter Xéu*

Com operadores de turismo de várias partes do mundo, em evento dedicado a Alemanha cujo fluxo de turismo aumenta a cada ano, Cuba realizou sua FITCUBA 20017 – Feira Internacional de Turismo, realizada esse ano na província de Holguín no oriente do país, mostrando as estratégias do setor de apresentar outros sítios turísticos para o mundo depois de Havana, Varadeiro, Cayo Largo e Cayo Coco. Foram quatro dias no início de maio apresentando vários sítios turísticos, mostrando ao mundo que turismo em Cuba não se resume a Havana e Varadero.

Durante os quatro dias da primeira semana de maio, centenas de operadores do turismo, e 174 jornalistas dos mais diversos países do mundo conheceram os novos atrativos do turismo cubano, cidades como Holguín (sede do evento), Barracoa, Santiago de Cuba e Guantánamo onde está instalada a prisão militar estadunidense de maneira ilegal, segundo aponta vários organismos internacionais. Durante a permanência em Holguín o grupo de jornalistas visitou várias localidades como o Cayo Saetia, um lugar fantástico perto de Guardalavaca na província de Holguín, navegando por mais de uma hora de catamarã em um local que interage bastante com a natureza.

No percurso de Holguín para Santiago de Cuba, (que nada tem a ver com o de Compostela), o grupo visitou na localidade de Birán a fazenda onde nasceu Fidel Castro, hoje transformada em monumento nacional. La estão várias fotos de Fidel criança, os restos mortais dos pais, avós e alguns dos seus irmãos e irmãs. Ouvimos várias histórias, como a árvore (que está lá até hoje) onde Fidel gostava de sentar e ler, o trator que quando criança gostava de dirigir, o seu quarto e o escritório que o seu pai, o espanhol Angel Castro, mandou construir para receber Fidel depois de formado em direito e que ele nunca usou.

De Brian os jornalistas seguiram pela rodovia para Santiago onde depois de visitar vários pontos turísticos da cidade como a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, Quartel de Moncada, foram ao Cemitério Santa Efigênia, onde repousam os restos mortais de figuras ilustres da vida cubana como José Marti, os caídos no ataque ao Quartel de Moncada, os internacionalistas cubanos que lutaram na África pela independência de vários países e o túmulo de Fidel, bastante simples e um dos mais visitados.

Lá está também o de Emilio Bacardi, fundador da Ron Bacardi, e cantantes como Compay Segundo o qual esse acima assinado teve a felicidade de conhecer em Havana e de quem ficou amigo. Na parte da tarde a tempo de almoçar no restaurante do Bale Tropicana e depois o pernoite foi no Hotel Melia de Santiago, o mais chique da província. Pela manhã, após o café, o grupo seguiu para a província de Guantánamo, no trajeto o grupo pôde apreciar a famosa Sierra Maestra que tem mais de 300 quilômetros de extensão. Em Guantánamo, os jornalistas visitaram a sua famosa baía onde está situada a base estadunidense e por motivos óbvios, nada de visitação e até mesmo avistá-la foi difícil apesar dos potentes binóculos a disposição de todos.

BARACOA
Uma cidade colorida e rica de tradições e que figura como a cidade mais antiga de toda a América, fundada em 1515 pelos espanhóis. Esta lá uma cruz deixada por Cristóvão Colombo que hoje é guardada na catedral de Baracoa. Baracoa é um local fantástico, ricamente de histórias e quem a visita se encanta com a amabilidade do seu povo e com a beleza do seu casario que apesar de ser simples, como é toda moradia em Cuba, deslumbra o visitante pelo seu conjunto arquitetônico colonial. Citar aqui os principais pontos turísticos seria uma heresia do escrevinhador, pois tudo lá é bonito.

A FITCUBA de 2018 será em Cayo de Santa Maria, e dedicada ao Reino Unido cujo número de turistas só faz crescer em Cuba a cada ano. Caio de Santa Maria possui uma rede hoteleira de nível internacional como Melia e Iberostar e outras que chega-se até ela ou de avião ou de uma estrada por dentro do mar de cerca de 49 quilômetros e que foi construída em dois anos. Em 2016, o número de turistas estrangeiros em Cuba passaram dos quatro milhões e para este ano de 2017 existe a estimativa de ultrapassar os cinco milhões de visitantes, sendo os canadenses imbatíveis com um milhão e meio cuja maioria prefere as praias de Varadero e existe uma explicação para isso.

O tempo de voo do Canada para Varadero dura entre três horas e três horas e meia. Como o país é frio na maior parte do tempo, curtem-se as praias de Varadero que é verão o ano todo. Brasileiro em Cuba estão muito atrás dos argentinos, venezuelanos, colombianos, mexicanos, chilenos, etc. Depois de viajar por mais de dois mil quilômetros pelo oriente cubano, o grupo retornou a Holguín onde pegou um voo com duração de uma hora para Havana.

*Valter Xéu e todos os 173 jornalistas estiveram participando da FITCUBA 2017 na condição de convidados do Ministério do Turismo de Cuba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas