Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: MAM e Ipac têm novos profissionais em cargos de chefias nomeados

mam
A museóloga Ana Liberato assume a chefia de gabinete do Ipac e Zivé Giudice retorna ao MAM | FOTO: Montagem do JC/A Tarde e Secult |

A Chefia de Gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) da secretaria de Cultura (SecultBA) foi assumida na última quarta-feira (5) pela museóloga Ana Liberato. Ela tem 29 anos de serviços prestados ao Estado da Bahia, ampla experiência com trâmites e normatizações do poder público obtida no período em que assumiu chefias de departamentos, supervisões de unidades, assessorias e diretorias.

A mudança trará maior aproximação do gabinete com os servidores, com representantes da sociedade civil organizada e da população que necessita dos serviços do Ipac. Ana Liberato já passou por 11 gestões governamentais em vários órgãos e secretarias, municipais e estaduais.

“Um dos objetivos é também acelerar os processos que tramitam no órgão, criar um atendimento satisfatório e objetivo das demandas que nos são postas pelas prefeituras e sociedade de diversas regiões do Estado da Bahia formado por 417 municípios que o instituto necessita atender”, afirma o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.

MAM-BA
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) também tem novidades e está com novo diretor desde a última quarta (5). Isso porque a ex-diretora do MAM é justamente Ana Liberato, que agora responde pela Chefia de Gabinete do Ipac. De acordo com o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, “Zivé Giudice é a cara do Museu de Arte Moderna da Bahia. Houve um ruído, mas está superado e agora o MAM retoma o caminho iniciado da gestão. A volta de Zivé Giudice era um apelo da comunidade artística”, afirma o secretário.

O novo diretor dará seguimento aos programas governamentais no museu, incluindo a sua mais importante reforma nos últimos 50 anos desde que foi criado pela arquiteta ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi (1914-1992). “Ficamos muito satisfeitos porque o MAM está em uma ótima fase, com três exposições gratuitas em cartaz, três importantes projetos musicais com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e recorde nas Oficinas do MAM que tiveram procura de quase 3 mil pessoas no primeiro semestre”, afirmou o diretor João Carlos.

As três exposições que estão em cartaz no MAM podem ser visitadas gratuitamente: ‘Radiografias Urbanas III’ na Galeria dos Novos, a ‘Eles por Ela’ na Capela e ‘Elas’ no Casarão. Já os três projetos musicais trazem artistas reconhecidos na Bahia e Brasil, como Zelito Miranda, que fará uma ‘Vila Junina’ para gravação de DVD, Amanda Santiago que convidará Daniela Mercury e o Olodum para o verão, além de exposições e outros eventos artísticos. Jornal da Chapada com informações da Ascom/Ipac.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas