Ícone do site Jornal da Chapada

Baiano assume cargo na Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

foto56
Ivan Alex com a senadora e atual presidenta do PT nacional, Gleisi Hoffmann, e a dirigente Silvana Donatti | FOTO: Divulgação |

O novo secretário de Movimentos Sociais, Populares e Setoriais do PT nacional é o baiano Ivan Alex, eleito nesta quinta-feira (6) durante atividade do partido em Brasília, com a presença da nova presidenta, a senadora Gleisi Hoffmann – empossada na última quarta (5). Atualmente na assessoria especial do governador da Bahia Rui Costa, Ivan Alex é filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de 27 anos. Para o parlamentar federal Valmir Assunção (PT), com quem Ivan atuou na chefia de gabinete na Câmara dos Deputados, a presença de um baiano nesta pasta vai reforçar o elo do partido com os movimentos sociais e frentes populares, sindicatos e núcleos agrários. Assunção acredita que o dirigente baiano seja “um importante trunfo da Esquerda Popular Socialista [EPS/Optei] para participar ativamente das decisões do partido”.

“A intenção é a gente construir a candidatura do ex-presidente Lula, o foco será esse para podermos retomar a democracia. Ivan terá papel fundamental nessa construção com o povo”. Ivan Alex foi secretário de Comunicação e Tesoureiro do PT na Bahia, já tinha sido do diretório nacional, além de ser quadro orgânico do partido pois atua internamente desde seus 13 anos. Junto com Ivan na Optei, tomou posse ainda Silvana Donatti, que era da Executiva Estadual do PT de São Paulo, e atua na assessoria do deputado estadual José Américo. Membro da corrente EPS/Optei, Ivan Alex também é reconhecido por lideranças políticas nacionais, como o membro da executiva nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, que também atua em outras frentes populares.

“Para nós dos movimentos populares, da Frente Brasil Popular e MST é extremamente importante que nesse próximo período o PT, a sua militância e seus diretórios possam priorizar a relação com os movimentos populares do campo e da cidade no intuito de fortalecer, ajudar a organizar, e dar as condições – respeitando a autonomia desses movimentos. Ter Ivan Alex à frente dessa Secretaria, sem dúvida alguma, é muito importante, tanto pelas características pessoais dele – é um companheiro que tem a trajetória junto com os movimentos da Bahia e em especial o MST – mas também pela compreensão política que ele tem e da importância de ter ao lado do PT movimentos populares fortes”, aponta João Paulo Rodrigues.

O dirigente aponta que a tarefa de construção de aliança com os movimentos tem de ajudar a construir uma relação de confiança e seriedade, para que não seja transformada em uma relação oportunista apenas em determinado período. “Tem de ser uma relação que esteja em uma estratégia a longo prazo”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas