Ícone do site Jornal da Chapada

Sinebahia oferece cursos e palestras para pessoas com deficiências

Sinebahia oferece cursos e palestras para pessoas surdas. Foto: Camila Souza/GOVBA

foto
O curso de Língua Portuguesa esclarece dúvidas sobre estruturas linguísticas, como explica a professora Juliana Moraes | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

Com foco na ampliação das oportunidades de trabalho para pessoas com deficiências, o Serviço de Intermediação para o Serviço (SineBahia) está encerrando nesta sexta-feira (7) o curso ‘Descomplicando a Língua Portuguesa’, destinado aos deficientes auditivos. A iniciativa integra um conjunto de atividades que serão promovidas pela a unidade, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado (Setre), de julho a setembro deste ano, como palestras sobre Orientação para o Trabalho e cursos de Língua Portuguesa e Informática. O objetivo é aumentar as chances de pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho.

O curso de Língua Portuguesa esclarece dúvidas sobre estruturas linguísticas, como explica a professora Juliana Moraes. “Focamos na gramática, classe de palavras e organização de frases em português, porque a língua de sinais funciona de uma forma diferente”. O aluno André Bonfim aprovou as aulas e esclareceu dúvidas sobre as novas normas ortográficas. “Sinto que vou ter melhores chances de conquistar uma vaga”.

De acordo com a supervisora de serviço psicológico e qualificação social e profissional da unidade, Juliete Barreto, a iniciativa ajuda a democratizar as oportunidades de emprego. “Os cursos visam instrumentalizar esses candidatos, que também precisam de qualificação para o mercado de trabalho. Ainda temos vagas disponíveis, e os interessados devem procurar a unidade central para se inscrever. É uma preparação para o Dia D, em outubro, um dia exclusivo só para atender as demandas de trabalho”.

De janeiro a junho deste ano, o SineBahia fez o encaminhamento de 741 pessoas com deficiências para possíveis vagas de emprego na Bahia. Desses, 128 foram contratados. As inscrições estão abertas no local das aulas e na unidade Capaz, localizada no SAC Shopping Barra, exclusiva para Pessoas Com deficiência (PCD). Os interessados devem inscrever-se previamente, levando carteira de trabalho, RG e CPF. A iniciativa faz parte das ações de inclusão voltada para pessoas com deficiência, com foco na ampliação das oportunidades no mercado de trabalho.

Neste mês e em agosto próximo, acontece ainda uma capacitação em Libras voltada para servidores do SineBahia e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A ideia é que, cada vez mais, profissionais do atendimento no estado sejam capacitados para atender com propriedade pessoas com deficiência auditiva.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas