Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ameaçado de extinção, lobo-guará nasce em parque florestal de Luís Eduardo Magalhães

foto
O animal nasceu com pelos pretos e já começou a dar os primeiros passos | FOTO: Reprodução/TV Sudoeste |

No fim do mês de maio nasceu, no Parque Fioravante Galvani, localizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção. Apenas esse fato já merece comemoração. É que a reprodução em cativeiro é difícil. O animal nasceu com pelos pretos e já começou a dar os primeiros passos. Este é o segundo exemplar da espécie que nasce no local. O pai e a mãe também vivem no parque. Há ainda outros dois animais da espécie que são criados lá.

O superintendente do parque, Marcelo Carpinteiro, explica a dificuldade na reprodução do animal. “O lobo-guará é uma espécie monogâmica. Então, os parceiros duram a vida toda deles. Tem o cio que dura cinco dias, uma vez por ano. É um período bem restrito e esse ano conseguimos ter sucesso”, explica.

Com um mês de vida, o filhote de lobo-guará quase não sai da toca e este comportamento causa mistério para os funcionários do parque. Ele só se alimenta do leite da mãe e o pai fica protegendo o território. Por conta disso, os veterinários ainda não puderam fazer os primeiros exames e saber se o lobo é um macho ou uma fêmea. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas