Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Alba passa por mudanças; tablets e detector de metais estão entre as novidades

Pela nova proposta, encaminhada na terça à noite, foram modificados pontos como o da idade mínima para aposentadoria | FOTO: Reprodução |

alba
A reforma também contempla, segundo a Alba, a acessibilidade de pessoas com deficiência em todas as partes do plenário, inclusive nas galerias e tribuna | FOTO: Reprodução |

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) anunciou uma série de inovações para o retorno do recesso parlamentar, nesta terça-feira (1º). Os deputados vão ganhar tablets para uso na Casa e também passam a registrar a presença em plenário através de biometria. A Alba também vai contar com um novo painel eletrônico e com detector de metais na portaria. As informações foram anunciadas pelo presidente da casa, o deputado Ângelo Coronel (PSD), que destacou que as novidades custaram R$ 323 mil. Às 14h desta terça ocorre a entrega da nova portaria e às 14h45 será inaugurado o novo plenário. Não haverá sessão ordinária.

O novo painel eletrônico do Plenário, todo em LED, é formado por 36 telas de 47 polegadas. Conforme a Alba, é o segundo maior do Brasil entre os legislativos estaduais. Durante a sessão plenária, os parlamentares poderão interagir, concomitantemente, com outras sessões e atividades legislativas que estejam ocorrendo pelo Brasil, a exemplo da Câmara Federal e Senado, tendo no painel todas as informações necessárias acerca da sessão no Legislativo baiano.

“A questão maior a se destacar com essas mudanças é a modernidade. Nosso plenário foi totalmente remodelado com esse painel, que é um dos mais modernos do Brasil e todo informatizado. Isso é uma modernidade que a Câmara Federal e algumas assembleias estaduais já têm”, destacou. Coronel também elogiou o novo sistema detector de metais na portaria, que até então não existia. “Antes, não tinha. Agora, conseguimos fazer essa nova portaria. Diante de tanta violência que vivemos hoje, é uma forma de prevenir. É melhor prevenir que remediar”, ponderou.

A reforma também contempla, segundo a Alba, a acessibilidade de pessoas com deficiência em todas as partes do plenário, inclusive nas galerias e tribuna. Além disso, uma segunda fase de obras dotará de acessibilidade também as salas das comissões. As intervenções que visam a acessibilidade integram o projeto Alba Acessível. A Casa não informou quando a segunda etapa deve ser iniciada e concluída. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile