Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Assentados do município de Wagner organizam mutirão de reflorestamento do Rio Utinga

A situação do Rio Utinga preocupa a população de ao menos quatro municípios chapadeiros | FOTO: Arquivo/Divulgação |

utinga
A situação do Rio Utinga é motivo de preocupação para a população de várias cidades da Chapada Diamantina | FOTO: Arquivo/Divulgação |

Trabalhadores rurais do Assentamento São Sebastião realizam o segundo mutirão de reflorestamento do Rio Utinga, nesta quinta-feira (17), a partir das 8h. O mutirão faz parte da ‘Campanha de Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu’. Entre os participantes estão confirmados pequenos agricultores, posseiros, indígenas, assentados, quilombolas e pescadores do município.

A situação do Rio Utinga é motivo de preocupação para a população de várias cidades, não apenas a de Wagner. Em Utinga, os índios Payayás já perceberam, anos atrás, o tamanho do problema e começaram um trabalho de conscientização, articulação política e ação.

Atualmente o indígena Otto Payayá, avalia que a ação é a única ferramenta que ainda crê. As comunidades têm se juntado para limpar o rio e plantar na sua margem. “Tem que fazer algo prático, recuperar a vegetação para que a água volte a correr”, informou.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile