Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina segue com baixa umidade durante o dia; temperaturas mínimas chegam a 12°C

foto
Na Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas amenas, com mínimas podendo chegar aos 12°C nas áreas serranas | FOTO: Jornal da Chapada |

A massa de ar seco, que já vem predominando há vários dias sobre a Bahia, manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maioria das regiões, a exemplo do Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste. Além disso, essa massa de ar auxilia na redução dos índices de umidade do ar, que poderão atingir valores inferiores a 30% em algumas áreas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais à saúde, já que o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Dessa forma, é recomendado manter-se hidratado.

Tal condição continua refletindo no aumento dos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo em suas atividades diárias, já que no caso da perda do controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Mesmo com a persistência dessa massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico permanece favorecendo a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas fracas no Sul, Recôncavo, Nordeste, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral dessas duas últimas regiões. As temperaturas permanecerão elevadas no Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 35°C durante o dia.

Por outro lado, no decorrer da noite e nas primeiras horas da manhã, estes índices diminuem consideravelmente, podendo atingir valores de até 15°C. Tal variação nessas temperaturas se deve a pouca, ou nenhuma, nebulosidade, consequência da atuação dessa massa de ar seco. Já na Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 12°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (com mínimas de 20°C e máximas de 29°C), o predomínio ainda será de céu parcialmente nublado com chances de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, porém com maior frequência. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas