Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro em Itaberaba reúne 120 gestores escolares e fortalece eixo pedagógico

foto
A atividade tem as participações do secretário da Educação, Walter Pinheiro, além de superintendentes e técnicos do órgão central | FOTO: Suâmi Dias/Ascom SEC |

O fortalecimento do eixo pedagógico das escolas estaduais é um dos principais pontos abordados no encontro ‘Diálogo com Gestores’, que foi iniciado nesta quarta (16) e segue até quinta-feira (17), em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Nesta 8ª edição, o evento reúne 120 gestores, de 80 escolas e 47 municípios das áreas dos Núcleos Territoriais de Educação de Itaberaba (NTE 14), Macaúbas (NTE 12) e Seabra (NTE 03). A atividade faz parte de uma série de encontros que está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) envolvendo todos os Territórios de Identidade da Bahia.

A atividade tem as participações do secretário da Educação, Walter Pinheiro, além de superintendentes e técnicos do órgão central. Pinheiro afirma que os diálogos têm contribuído para estreitar, ainda mais, a relação da secretaria com os educadores em toda a Bahia. “Não adianta ter mestrado e doutorado sem nunca ter pisado na escola pública. As grandes expertises são dos diretores e professores que conhecem suas demandas e podem sinalizar quais as suas necessidades. Foi com esse contato que aprendi a verdadeira função e importância do gestor da unidade escolar,” conta.

O diretor Amauri Bezerra, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba (NTE 14), comentou sobre a importância do evento para os educadores da região. “Em seis anos de gestão, esta é a primeira vez que posso estar em frente ao secretário para discutir demandas da escola. E esta oportunidade quebra aquela barreira do interior conseguir um contato mais próximo com a sede, já que por ofício às vezes não temos a resposta esperada”.

Já a coordenadora pedagógica Jane Angélica da Silva, do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Boquira (NTE 12), está entusiasmada com a meta da atual gestão de implantar coordenadores pedagógicos em todas as unidades escolares. “Ter como meta de política de governo implantar um coordenador pedagógico em cada escola é, de fato, é dar ao estudante o direito de aprender. É poder também dar condições para que a unidade promova uma ação pedagógica articulada e que, de fato, funcione”. A próxima edição será em Vitória da Conquista (NTE 20), envolvendo gestores de Caetité (NTE 13), Itapetinga (NTE 08) e Jequié (NTE 22). As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas