Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina terá semana de noites frias; mínimas devem chegar a 11°C

chuva
As menores temperaturas devem ser registradas novamente em regiões serranas da Chapada | FOTO: Homero Vieira/Arquivo |

O clima na Chapada Diamantina este início de semana deve seguir as mesmas características do último final de semana: muito frio e céu nublado com chuvas isoladas. Enquanto as maiores temperaturas são esperadas para o Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão atingir os 35°C, menores índices são observados nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste com mínimas de até 11°C durante a noite e início da manhã. Para os próximos dias, o tempo seguirá instável na faixa litorânea da Bahia, devido à atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, contribuindo para deixar a nebulosidade variável com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, conforme informa o Inema. No entanto, as maiores chances de chuvas são previstas para as regiões Nordeste e Recôncavo baiano.

Essa mesma condição de tempo é válida para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão é de poucas chuvas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Quanto às temperaturas, estas deverão ter poucas mudanças, ou seja, deverão variar entre mínimas de 21°C e máximas de 27°C. Nas demais regiões da faixa leste do Estado, estes índices ficarão entre mínimas de 16°C e máximas de 28°C. Por outro lado, na faixa centro-oeste e norte do Estado, ainda é a massa de ar seco que continua influenciando o tempo, mantendo o céu ensolarado na maior parte do período.

Além disso, essa massa de ar seco influencia nos baixos índices de umidade do ar, podendo atingir valores inferiores a 30% em algumas áreas. Vale ressaltar que, a baixa umidade do ar poderá causar problemas principalmente para a saúde da população, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%.

Assim, é recomendado manter-se sempre hidratado. Outro reflexo desse tempo quente e seco é o aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Desta forma, é necessário cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, tendo em vista que na perda do controle do mesmo, este poderá trazer danos irreversíveis para a região. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas