Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina continua com a semana de clima frio durante a noite e início da manhã

foto
Na Chapada Diamantina e Sudoeste, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas oscilando entre mínimas de até 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 32°C | FOTO: Divulgação |

A massa de ar seco que vem atuando há várias semanas continua ganhando força, o que contribuirá para manter a nebulosidade e as chuvas reduzidas em, praticamente, todo o Estado. Assim, é na faixa centro-oeste e norte onde essa massa predomina, deixando o céu ensolarado e as temperaturas elevadas na maior parte do período, quando as máximas poderão atingir os 37°C (no Oeste). Além disso, essa massa de ar seco influencia nos baixos índices de umidade do ar, podendo atingir valores inferiores a 30% em algumas áreas.

Vale ressaltar que, a baixa umidade do ar poderá causar problemas principalmente para a saúde da população, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que, o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Assim, é recomendado manter-se sempre hidratado. Outro reflexo desse tempo quente e seco é o aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio.

Desta forma, é necessário cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, tendo em vista que na perda do controle do mesmo, este poderá trazer danos irreversíveis para a região. Na Chapada Diamantina e Sudoeste, que também está sob influência dessa massa de ar, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas oscilando entre mínimas de até 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 32°C.

Já na faixa leste da Bahia, as condições do tempo ainda serão influenciadas pela umidade vinda do Oceano Atlântico, o que contribui para deixar a nebulosidade variável, porém com pouca possibilidade de chuvas. Essa mesma previsão é válida para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C. Nas demais regiões desta faixa do Estado, estes índices ficarão entre mínimas de 16°C e máximas de 29°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas