Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereador de Boa Vista do Tupim cobra realização da Festa dos Vaqueiros do município

olavo
O edil Olavo diz que a atual gestão não tem vontade política de manter eventos tradicionais | FOTO: Jornal da Chapada |

A Festa dos Vaqueiros de Boa Vista do Tupim, município da Chapada Diamantina, é uma tradição local. São mais de 30 anos de realização que sempre conta com a presença da população. A possibilidade da festa não acontecer neste ano tem indignado os vereadores de oposição. Como é o caso do edil Olavo (PCdoB). Na sessão realizada na último segunda-feira (11), o vereador cobrou a realização do evento. Segundo ele, a 36ª edição da festa, realizada na gestão municipal passada, de Gidu (PT), teve o seu melhor desempenho em número de participação de vaqueiros encourados, os maiores valores em premiações e também o maior número de participantes da festa dançante, o que lhe rendeu status de melhor festa de vaqueiros da região.

“Conseguimos recuperar a valorização da festa dos vaqueiros, pois estivemos na prefeitura após sete anos sem realizar a festa e deixamos a gestão com esse ótimo resultado e sensação de dever cumprido. A festa de Boa Vista era a melhor festa de vaqueiros da região da Chapada Diamantina”, afirmou Olavo. Há quatro anos a Festa dos Vaqueiros de Boa Vista estava sendo realizada no mês de maio, atendendo também a Lei 595 de 17 de Maio de 2013, que instituiu o Dia do Vaqueiro no município.

“Apesar de termos uma lei instituindo o Dia do Vaqueiro no município, e de ter se tornado tradição a realização da festa em maio, o atual prefeito resolveu não realizar o evento, dando desculpas de que o município estava em estado de emergência e afirmou diversas vezes que a festa seria realizada em setembro. Já estamos no meio do mês e eles esqueceram da festa, que é extremamente importante para a cultura e para a economia do nosso município”, disse o edil.

A bancada de situação na Câmara de Vereadores permaneceu calada e não comentou o assunto. “O silêncio deles sobre a festa é o mesmo que o prefeito Dinho está tentando manter, mas nós não iremos nos calar, nem nós, nem a população de Boa Vista, que está utilizando as redes sociais para cobrar”, finalizou Olavo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas