Ícone do site Jornal da Chapada

Tempo não muda na Chapada Diamantina nos próximos dias; mínimas podem chegar a 12ºC

jornal
Não são esperadas grandes alterações em relação às temperaturas, onde as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste devem registrar mínimas de 12°C | FOTO: Reprodução |

As condições do tempo previstas para a Bahia não deverão ter mudanças significativas nos próximos dias. No setor centro-oeste e norte, o predomínio será de céu com poucas nuvens e sem chuvas, devido à contínua permanência da massa de ar seco. Essa massa de ar mantém baixos os índices de umidade relativa, que podem chegar a níveis considerados preocupantes (abaixo de 30%), pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor confortável para o bem-estar da população é de no mínimo 60%.

Além disso, essa condição de tempo seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta as chances de ocorrer queimadas. Assim, é necessário ter cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, já que uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízos materiais e ambientais para essas regiões.

Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado, ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que continuam favorecendo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuvas fracas. Essa condição é mais evidente nas localidades mais próximas ao litoral, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Em relação às temperaturas, também não são esperadas grandes alterações, sendo os menores índices previstos para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas chegarão aos 12°C. No restante dessa faixa, as mínimas deverão variar entre 16°C (no Sul) e 18°C (no Recôncavo) e as máximas não deverão ultrapassar os 28°C. Já no restante do Estado, onde a massa de ar seco permanece atuando, as máximas poderão chegar aos 36°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas