Ícone do site Jornal da Chapada

Último final de semana de inverno com previsão de chuvas fracas e isoladas na Chapada Diamantina

Os descontos variam de acordo com o dia da semana | FOTO: Jornal da Chapada |

laura
Mirante para o Vale do Pati no Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para a Bahia nesse último final de semana de inverno seguirão sem grandes mudanças. Na Chapada Diamantina e Sudoeste não se descarta a possibilidade de chuvas fracas, porém em áreas isoladas. As temperaturas nessa faixa deverão oscilar entre mínimas de 11°C (nas áreas serranas) e máximas de até 31°C.

No centro-oeste e norte do Estado ainda é a massa de ar seco que manterá o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além disso, essa massa de ar contribui para deixar as temperaturas elevadas nessa faixa (com máximas podendo chegar aos 36°C em algumas localidades), bem como os índices de umidade relativa reduzidos (podendo atingir valores abaixo de 30%).

Piatã segue registrando as menores temperaturas da Bahia | FOTO: Reprodução/Inema |

Essa condição de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta as chances de ocorrer queimadas. Assim, é necessária cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, já que uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízos materiais e ambientais para essas regiões.

Por outro lado, devido à contínua atuação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, é na faixa centro-leste que há maior formação de nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Nordeste e Sul.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas devem variar entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e de curta duração. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas