Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Defesa de Geddel se baseia em site de ‘fake news’ para pedir amenização da pena

geddel
A defesa do político baiano cita que a ameaça fora identificada através do site “A Folha Brasil”, que tenta falsear aspectos da Folha de S. Paulo e já publicou inúmeras notícias falsas | FOTO: Reprodução |

O pedido de prisão domiciliar ou transferência para um presídio militar da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) alegando o “risco de ser estuprado” no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, negado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, foi baseado em notícias falsas, conhecidas como ‘fake news’. A defesa do político baiano cita que a ameaça fora identificada através do site “A Folha Brasil”, que tenta falsear aspectos da Folha de S. Paulo e já publicou inúmeras notícias falsas.

Diz a matéria sobre a suposta ameaça de estupro: “No último final de semana um protesto de presos ligados a facções criminosas que comandam presídios mandou um recado aos políticos e corruptos presos na Papuda. A partir de agora eles terão o mesmo tratamento que estupradores no cotidiano das celas. Estupradores recebem como castigo o estupro coletivo de seus colegas de cela. Passam a serem responsáveis pelos trabalhos ‘domésticos’ dos líderes das facções”.

Na própria decisão que negou o pedido, a juíza Leila Cury ressaltou o fato de os advogados do peemedebista terem supostamente se baseado em informações “inverídicas” e “especulativas” na petição. Contatada pelo Bahia.ba, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) negou que os políticos presos no local sejam ameaçados.

Em rápida navegação pelo site ‘A Folha Brasil’, é possível ler notícias como ‘Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo’ e ‘Veja quem será o polêmico vice de Bolsonaro nas eleições 2018’. A primeira manchete é desmentida pelo site E-farsas, especialista em checagem de fatos. Jornal da Chapada com informações do Bahia.ba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas