Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Operação investiga desvios na Caixa Econômica em dois estados e no Distrito Federal

Grupo de extermínio é investigado desde maio, quando recebeu uma lista com nome de pessoas marcadas para ser executadas |FOTO: Divulgação|

pf
As ações ocorreram no centro de Brasília e no Entorno do Distrito Federal, no Pará e na Bahia | FOTO: Reprodução |

A fraude em empréstimos da Caixa Econômica Federal, responsável por desviar cerca de R$ 1 milhão, desencadeou a Operação Inimigo Oculto deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (20). A PF cumpriu 30 mandados de condução coercitiva, três de prisão temporária e realizou buscas em três endereços residenciais.

As ações ocorreram no centro de Brasília e no Entorno do Distrito Federal, no Pará e na Bahia. A PF informou que os alvos da operação serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A participação de funcionários do banco está sendo apurada.

Três investigados, alvos dos mandados de prisão temporária, são ex-prestadores de serviço do banco e teriam obtido os valores por meio da concessão fraudulenta de 46 empréstimos para familiares e amigos. A Justiça Federal também determinou o bloqueio da quantia de cerca R$ 950 milhões nas contas dos investigados.

O Esquema
Segundo a polícia, para viabilizar os empréstimos, os investigados usavam senhas de empregados da Caixa Econômica Federal e, assim, faziam a inserção indevida de dados no sistema, incluindo rendas fictícias, sem a apresentação de qualquer documento comprobatório.

Quando os empréstimos eram creditados nas contas escolhidas, os suspeitos faziam saques e transferências para evitar que a Caixa, como medida de segurança, bloqueasse os valores em uma possível identificação da fraude. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas