Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina com previsão de chuvas ocasionais devido ao alto índice de umidade

foto
As temperaturas continuam baixas durante a noite e início da manhã na Chapada Diamantina, com mínimas de 11°C | FOTO: Arquivo/Cris Mendez |

Para os próximos dias, o tempo permanecerá instável e com períodos de chuva em grande parte da faixa leste do Nordeste brasileiro, associado à umidade ocasionada pelos ventos vindos do Oceano Atlântico. Esta condição de instabilidade também está prevista para o setor leste da Bahia, que compreende as regiões do Nordeste, Recôncavo e Sul, bem como parte da Chapada Diamantina e Sudoeste (onde as mínimas devem chegar aos 11°C).

Porém, ainda é na faixa litorânea do Recôncavo, Nordeste e Sul onde estas chuvas serão mais frequentes, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia e temperaturas estáveis (mínimas de 19°C e máximas de 27°C). Nas demais áreas dessa faixa do Estado os maiores índices de temperaturas não ultrapassarão os 30°C e os menores poderão chegar aos 11°C nas áreas serranas.

Por outro lado, na faixa oeste da Bahia, abrangida pelo Oeste, São Francisco e Norte, prevalecerá tempo quente e seco. As temperaturas nestas regiões são as mais elevadas, com máximas previstas de até 37°C, refletindo também nos índices de umidade relativa do ar, reduzidos a valores abaixo dos 30% em algumas localidades.

Essa combinação de escassez de chuvas, altas temperaturas e vegetação ressecada, continuam contribuindo para o aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízos materiais e ambientais para essas regiões. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas