Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina organiza evento ‘Setembro Azul’ nesta terça-feira

A Escola Libras Real surge para ajudar na transformação social | FOTO: Reprodução |

jaco
O setembro azul é um movimento para provocar na sociedade a reflexão sobre as lutas dos surdos por direitos | FOTO: Arquivo/Tribuna do Ceará |

Para homenagear e divulgar a cultura, a língua e a história da comunidade surda brasileira, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Norte, vai organizar na próxima terça-feira (26), às 14h, no auditório, o Setembro Azul. Aberto ao público externo, o evento também vai reunir profissionais de educação e integrantes da comunidade surda. Não é necessária a realização de inscrições prévias.

A programação vai contar com mesa-redonda, encenação teatral em libras e apresentação musical, também na língua. Parte da programação será proferida em libras e contará com tradução simultânea para o português. De acordo com a tradutora e intérprete de libras do campus, Agda Cortes, 26 de setembro é o dia nacional do surdo e o setembro azul é um movimento para provocar na sociedade a reflexão sobre as lutas dos surdos por direitos.

“Setembro é um mês com muitas datas significativas para a comunidade surda. A cor azul é usada para homenagear os surdos e pessoas com deficiência que foram mortos na segunda guerra mundial. O azul representa o orgulho surdo”, explica Agda, lembrando que uma fita azul era colocada para indicar pessoas com deficiência nesse período. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br.

Confira aqui o convite em libras

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas