Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estudantes de Seabra conhecem empreendimento sustentável no Vale do Capão

capão
O grupo pôde visualizar, na prática, iniciativas viáveis de gestão ambiental e intervenção social com o foco na conscientização ecológica | FOTO: Divulgação/SEC |

Os estudantes do 4º ano do curso técnico em Administração do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócio Letice Oliveira Maciel (Ceep), localizado em Seabra, na Chapada Diamantina, tiveram uma aula diferente durante visita técnica à pousada Ilha de Mato, situada no Vale do Capão (Palmeiras). Para além da bela paisagem, os estudantes conheceram métodos sustentáveis adotados no empreendimento, a exemplo da energia solar e do reaproveitamento da água usada, que permitem uma maior harmonia com a natureza e a conservação dos recursos naturais da região. O grupo pôde visualizar, na prática, iniciativas viáveis de gestão ambiental e intervenção social com o foco na conscientização ecológica. Os estudantes também perceberam as possibilidades de atuação do técnico em Administração em um contexto como este, segundo atesta o professor Tiago Carvalho.

“A experiência foi marcante, pois eles conheceram diferentes técnicas sustentáveis como a foça e o círculo de bananeira, nos quais a água proveniente dos vasos sanitários, chuveiros e pias são tratadas biologicamente pelas bananeiras. Além disso, conferiram o telhado verde com plantas que mantêm a temperatura ambiente, a utilização da energia solar, as paredes de argila e esterco de vaca e a técnica da permacultura. Outro destaque foi que eles tiveram a oportunidade de aprender técnicas circenses na tenda montada no local e obtiveram uma gama de conhecimentos que somam à formação profissional”, revela o educador.

Caio Ferreira, 17 anos, ficou encantado com a estrutura e a beleza do lugar. “Achei muito interessantes as ideias simples colocadas em prática e que trazem benefícios para o meio ambiente. O contato com a natureza foi estimulante porque aprendemos sobre a técnica da compostagem para a criação de adubo utilizado na horta e isso foi muito bom”, afirma o estudante. Para Anderson Santos, 18, o passeio foi inspirador. “Eu achava que dava muito trabalho implantar um empreendimento como este no meio da natureza. No entanto, pudemos perceber que é viável e possível de se montar uma empresa sustentável na cidade de Seabra, que iria beneficiar a população e o meio ambiente”. As informações são da SEC.

Os estudantes tiveram uma aula diferente durante visita técnica à pousada Ilha de Mato | FOTO: Divulgação/SEC |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas