Ícone do site Jornal da Chapada

Mais três municípios da Chapada Diamantina recebem ações da ‘Caravana Bahia Sem Fogo’

sem
As oficinas serão desenvolvidas pela Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Seabra | FOTO: Divulgação/Sema |

Atuando na prevenção aos incêndios florestais, a Caravana Bahia Sem Fogo continua, no mês de outubro, percorrendo cidades da Chapada Diamantina. O objetivo é estimular e orientar atores locais para multiplicar práticas sustentáveis de prevenção aos incêndios. Os municípios atendidos em outubro serão Xique-Xique (2 e 3/10), Itaetê (29 e 30/10) e Mucugê (25 e 26/10). As oficinas serão desenvolvidas pela Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Seabra.

A Caravana é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Corpo de Bombeiros, integrando o Programa Bahia sem Fogo, que reforça medidas preventivas contra os incêndios florestais no estado da Bahia.

Por meio de oficinas, rodas de conversas e entrega de materiais didáticos, serão apresentadas alternativas de manejo e uso do solo e ações preventivas contra os incêndios florestais. As atividades são abertas a agricultores, professores, sindicatos rurais, brigadistas voluntários, guias turísticos, agentes de saúde e outros interessados. A participação é gratuita e não precisa de inscrição prévia.

Incêndios
Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, coincidindo com o período de estiagem em grande parte da Bahia, dificultando o controle das queimadas. São muitas as causas que levam aos incêndios, o uso do fogo na limpeza de terreno para fins agrícolas ou pastoris e por caçadores no interior de áreas com vegetação nativa; bagas de cigarros lançadas por motoristas que transitam em vias próximas à vegetação, além das queimadas provocadas intencionalmente.

Bahia sem Fogo
O Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio ambiente (Sema) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile