Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: CNPq e ICMBio selecionam projetos de pesquisa para Caatinga e Mata Atlântica

foto
O edital, com recursos de compensação ambiental, encerra no dia 6 de outubro | FOTO: Divulgação/ICMBio |

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão selecionando projetos de pesquisa para a Caatinga e Mata Atlântica, incluindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). O edital, com recursos de compensação ambiental, encerra no dia 6 de outubro. As informações sobre o envio de propostas podem ser conseguidas no site.

Foi preparada uma lista das linhas que são prioritárias para a gestão, mas será estudada qualquer iniciativa que vise fortalecer a pesquisa no Parque. Entre elas estão ‘Ecologia de Fogo’, incluindo análises do impacto do fogo na formação do solo, na água, na flora e na fauna, além da avaliação do histórico de ocorrência em escala de tempo geológica.

A análise de áreas prioritárias para restauração ecológica e métodos para restauração, impactos socioeconômicos do PNCD no entorno, qualidade ecológica de ambientes aquáticos, levantamento histórico, social e cultural das comunidades residentes dentro do PNCD, monitoramento da fauna, além do levantamento e valoração dos serviços ambientais fornecidos pelo PNCD, com ênfase na produção de água. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas