Ícone do site Jornal da Chapada

#Ibicoara: Cachoeira do Buracão com grande volume de água é flagrada em vídeo; veja aqui

capa
A Cachoeira do Buracão é uma das mais procuradas da região | FOTO: Montagem do JC/Fábio Mendonça |

Imagens enviadas para o Jornal Chapada mostram a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, com um grande volume de água. Uma beleza registrada por Fabio Mendonça na última quinta-feira (28) durante uma visita ao local. Fábio é proprietário de um hostel na cidade e sempre indica a cachoeira para visita de turistas, apesar do município ter outros lugares igualmente belos, como os encantos do Rio Jiboia, localizado entre o Baixão de Ibicoara e a Cachoeira do Buracão. Esse rio é um dos mais importantes da região e abastece também o rio Paraguaçu.

Em uma travessia de cerca de 14 quilômetros é possível cruzar três tipos de bioma, cerrado a caatinga e mata atlântica. Na caminhada é possível admirar belas pinturas rupestres e ter um dos melhores banhos da Chapada em poços gigantescos. Vale o destaque para o Poço Redondo, Poço do Merquido, Passagem do Norato, a Travessia do Cupim e o Poço da Traíra.

No local é possível apreciar as belezas da fauna e da flora da Chapada Diamantina. Não é raro encontrar pegadas de onça e de raposa durante o trajeto. Por ser uma área extremamente selvagem é obrigatória a contratação de guias para a trilha. O guia Genival, do povoado do Brejão, foi o responsável pelo desenvolvimento desse roteiro e oferece a caminhada em um dia, ou com um trekking de três dias, passando também pela Cachoeira da Fumacinha e do Buracão.

Jornal da Chapada

Confira imagens da região

1 / 11

Confira os vídeos da cachoeira

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas