Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Municípios baianos se mantêm como principais produtores de carvão vegetal e lenha do país

carvão
Baianópolis, no extremo oeste, e Xique-Xique, no centro norte estão no topo da lista dos maiores produtores de carvão do país | FOTO: Reprodução/G1 |

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última quinta-feira (28), dois municípios baianos estão no topo da lista de maiores produtores no país de carvão vegetal e lenha por extração. São eles Baianópolis, no extremo oeste, e Xique-Xique, no centro norte.

Baianópolis chegou a produzir 26,5 mil toneladas de carvão vegetal em 2016, época da pesquisa, enquanto Xique-Xique produziu 652,5 metros cúbicos de lenha por extração. O levantamento investiga 37 produtos oriundos do extrativismo vegetal e sete da silvicultura (criação de florestas) de todos os municípios brasileiros. Ainda segundo o estudo, a Bahia tem o maior número de municípios entre os 20 maiores produtores de carvão vegetal do país.

A mesma pesquisa também coloca a Bahia como maior produtor nacional de castanha de caju, umbu, piaçava e licuri por extração. Voltando à produção extrativa de carvão vegetal, em 2016, o Brasil mais uma vez apresentou retração frente ao ano anterior, com volume 31,7% menor do que o registrado em 2015, atingindo 544.488 toneladas e valor de produção estimado em R$ 393,9 milhões.

A redução se justifica pela nova queda no desempenho da indústria siderúrgica nacional, principal no mercado consumidor de carvão vegetal, e pela gradativa substituição do produto por outras fontes de energia, em virtude do maior rigor na fiscalização da produção ao longo dos anos. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas