Ícone do site Jornal da Chapada

Feriadão movimenta setor hoteleiro na Chapada Diamantina; ocupação chega a 90%

O município chapadeiro é um dos mais procurados para o turismo de aventura | FOTO: Montagem do JC |

foto5
Os cerca de 1.000 leitos oferecidos pelas 20 pousadas da região chapadeira estão todos reservados | FOTO: Montagem do JC/Depois da Curva e Setur |

A ocupação da rede hoteleira nas zonas turísticas da Bahia alcança a média de 90% neste feriadão de 12 de outubro. A possibilidade de folga estendida favorece a movimentação de visitantes que se anteciparam efetuando reservas em hotéis e pousadas, tanto na região litorânea quanto na Chapada Diamantina. Eventos programados para esta data intensificam a movimentação turística, como em Mucugê, onde haverá o I Festival de Forró da Chapada Diamantina, com expectativa de atrair público de 12 mil pessoas, entre quinta-feira (12) e sábado (14). Com apoio do Governo do Estado, o evento homenageia o sanfoneiro Targino Gondim, que estará presente todos os dias.

Os cerca de 1.000 leitos oferecidos pelas 20 pousadas da região estão todos reservados. Muitas casas foram alugadas, e as cidades vizinhas (Andaraí, Ibicoara e Igatu) também estão com ocupação total. Segundo o recepcionista Vitor Mendonça, da Pousada Mucugê, o movimento está intenso, tendo as reservas sido feitas com antecedência. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, a cidade está sendo preparada para bem atender aos turistas.

O maior público esperado é o de Salvador, mas as reservas incluem pessoas que moram em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Juazeiro, dentre outras. O mesmo movimento entusiasma o proprietário da Pousada Bons Lençóis, Romarco Cavalcante, que obteve reservas de 100% dos 19 quartos do estabelecimento, situado na cidade de Lençóis. “A procura por hospedagem tem sido boa”, afirmou. Na Pousada Casa da Geleia, o gerente também comemora a ocupação plena.

Litoral
Para quem prefere curtir o feriado no litoral, Salvador se apresenta como primeira opção. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), a ocupação média da rede hoteleira na capital deve superar os 75%. Um dos destinos litorâneos mais badalados da Bahia, a Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, tem 100% de reservas feitas até às vésperas do feriado.

A Pousada Refúgio da Vila, com 30 quartos, é uma delas, informou a recepcionista Nice Araújo. Os 20 apartamentos da Pousada Ogum Marinho também estão totalmente reservados. Na Pousada Farol das Tartarugas, as reservas chegam a 90%, afirmou a recepcionista Jamile Cruz. Em Porto Seguro, feriadão é sinônimo de elevadas taxas de ocupação hoteleira. A Pousada Baixu Village tem 100% de reservas dos 15 apartamentos. Estabelecimentos maiores, como a Pousada Arraial Sol, com 44 apartamentos, também alcançaram 100%. As informações são da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas