Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Forró em Mucugê mostra que ritmo contagia público o ano inteiro; confira fotos e vídeos

Evento reúne forrozeiros do país na Chapada Diamantina | FOTO: Gabriel Carvalho/Arquivo |

foto4
O evento conta com shows na Praça dos Garimpeiros e também com uma programação paralela, que vai de aulas de sanfona para crianças e jovens da região a saraus durante todo o dia | FOTO: Gabriel Carvalho |

O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, respira forró neste feriadão. Sede do primeiro festival realizado na Bahia voltado para o gênero, a cidade está com todos os hotéis e casas de aluguel lotados, o que fez com que exportasse hóspedes para a vizinha Andaraí, que abrigou turistas na sede e também no distrito de Igatu. Organizado pelo sanfoneiro, cantor e compositor Targino Gondim, o evento conta com shows na Praça dos Garimpeiros e também com uma programação paralela, que vai de aulas de sanfona para crianças e jovens da região a saraus durante todo o dia.

Músicos de todo o Brasil estão em Mucugê, o que transformou a cidade num grande território dominado pelo forró. Da Paraíba, o veterano Genival Lacerda chegou acompanhado do filho, o também forrozeiro Genival Lacerda. Já São Paulo enviou o vocalista da banda Falamansa, Tato, que se apresentou na noite de abertura do festival, assim como Estakazero, Del Feliz, Jó Miranda e Vinny Brasil. Famílias inteiras também se deslocaram de cidades como Vitória da Conquista, Lençóis, Oliveira dos Brejinhos, Abaíra e outros lugares da Chapada Diamantina e Sudoeste da Bahia em busca do ritmo contagiante do forró.

1 / 8

Da capital baiana, centenas de turistas também chegaram para movimentar os bares, restaurantes e meios de hospedagem de Mucugê. É o caso do casal Jânio Amílcar e Gabriela Martins, que sempre passam os festejos juninos na cidade e vieram acompanhar o festival. “Nós adoramos forró e sempre viajamos em busca desse som que só agrega pessoas”. E por falar em agregação, o grupo de dança Cabrueira está promovendo aulas de forró para aqueles que andam enferrujados e que buscam impressionar no arrastapé. Além das instruções, os bailarinos que integram o staf também realizam exibições em cima e embaixo do palco.

Já era noite quando a banda Flor Serena, capitaneada por Verlando Gomes, ainda animava o público que estava desde o início da tarde arrastando o pé na praça de Mucugê. A bordo da Rural Elétrica, o cantor fez um grande esquente para a festa que só estava no início. Na Praça dos Garimpeiros, Targino Gondim foi homenageado por um coral de crianças da cidade e pelo público, que cantou parabéns para o artista. A Estakazero foi a primeira banda a fazer show e levou a multidão a dançar forró com seus grandes sucessos. Em seguida, Vinny Brasil apresentou releituras de grandes sucessos de Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Elba e Zé Ramalho. Ele encerrou o show homenageando Jackson do Pandeiro.

Aniversário de Targino Gondim

Intercalando-se entre um convidado e outro, Targino Gondim trouxe um repertório dançante com canções próprias e de monstros sagrados da música brasileira como Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, dentre outros. Jó Miranda também empolgou o público com canções de Flávio José, Gonzagão e outros artistas. Del Feliz também se apresentou com grande desenvoltura, levando o público a cantar e dançar. O principal momento da apresentação dele foi quando cantou a música de sua autoria ‘Abre a porta’, que ganhou o título de melhor canção neste São João. Encerraram a noite de festa os grupos Balança Eu e Os amigos.

Segundo dia de festa – Nesta sexta-feira (13), o festival prossegue com Forro do Taz, Eloisa Olinto, Renato Borghetti, Mestrinho, Adelmário Coelho, Verlando e Flor Serena, Rony Barbosa e Trio Aconchego. As informações são de assessoria.

Tato, da Banda Falamansa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas