Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro da Sema e Inema discute financiamento e gestão dos recursos hídricos em Mucugê

foto
O financiamento incentiva os usuários a utilizarem a água de forma racional e auxilia na gestão dos recursos hídricos | FOTO: Reprodução/Rui Rezende |

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizarão uma reunião com o Comitê de Bacia do Rio Paraguaçu, nesta sexta-feira (20), das 9h às 17h, no município de Mucugê, na Chapada Diamantina. A ideia é discutir o financiamento e gestão do uso da água, com a presença do secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis.

O financiamento pelo uso dos recursos hídricos é um mecanismo de gestão previsto na Política Estadual do Meio Ambiente. A arrecadação incentiva os usuários, físicos e jurídicos, a utilizarem a água de forma racional, além disso, possibilita a geração de recursos para investimento em programas, ações e intervenções que promovam a qualidade ambiental e dos recursos hídricos.

Somente pagam pelo uso dos recursos hídricos aqueles que possuem captações ou derivações de águas superficiais, extrações de águas subterrâneas e lançamentos de efluentes em corpos d’água, considerados significantes nas Bacias Hidrográficas de domínio do Estado, além dos aproveitamentos de potenciais hidrelétricos. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também
Exposição fotográfica sobre o Rio Paraguaçu vai percorrer seis cidades da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas