Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Incêndio atinge mais de 100 km de vegetação em Pilão Arcado e animais silvestres morrem

fogo
Fogo atinge zona rural cidade de Pilão Arcado há mais de duas semanas; Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas | FOTO: Reprodução |

O incêndio na vegetação da zona rural cidade de Pilão Arcado, no norte da Bahia, há mais de duas semanas, já atingiu mais de 100 km. O fogo avança rápido, à medida que o vento muda de direção e a todo momento novos focos surgem no meio da vegetação seca. Animais silvestres foram encontrados mortos após o incêndio e árvores nativas como o angico e a umburana viraram cinzas. A cidade de Pilão Arcado não tem brigada de incêndio e, só na terça-feira (17), uma equipe dos bombeiros militares de Juazeiro, que fica a 280 km do município, foi deslocada até o local.

Segundo os bombeiros, o combate tem surtido efeito e os focos têm diminuído. Na localidade de Mandarino, por exemplo, todos os focos foram apagados. Os bombeiros informaram que os focos mais insistentes são pequenos, distantes de nascentes, e, no momento, não oferecem perigo de atingir casas. Foram atingidas onze localidades da zona rural da cidade. Uma delas é o povoado de Bola Assada, a 135 quilômetros da sede do município. As chamas chegaram bem perto da casa da agricultora Gildete Silva.

“Nunca na minha vida vi isso aqui. Eu não fui criada vendo esse movimento do fogo. Agora parece que foi uma crise”, reclama a agricultora. A fumaça também chegou às margens da BR-020, que liga o norte da Bahia ao Distrito Federal, e atrapalha a visibilidade na rodovia. Em alguns pontos, as chamas oferecem risco à rede elétrica. As informações são do G1.

Vídeo divulgado em redes sociais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas