Ícone do site Jornal da Chapada

Governo emite novo boletim de ações de combate a incêndios florestais na Bahia

foto
Nas últimas 24 horas, o combate aos incêndios florestais na região do oeste baiano e na Chapada Diamantina traz resultado positivo em Rio do Pires e Luis Eduardo Magalhães | FOTO: Divulgação/Sema |

Nas últimas 24 horas, o combate aos incêndios florestais na região do oeste baiano e na Chapada Diamantina traz resultado positivo em Rio do Pires e Luis Eduardo Magalhães. As operações estão sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atuando no âmbito do programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e dos brigadistas voluntários.

Na ação realizada no distrito de Ibiajara, em Rio do Pires, após voo de monitoramento e avaliação, constatou-se que o foco de incêndio está controlado, demandando apenas o monitoramento da área afetada para atuar em possíveis reignição pelo período de 48h a 72h, para confirmar a extinção do incêndio.

Na avaliação do CBMBA, verificou-se que a presença do helicóptero não é mais necessária em Rio do Pires, podendo o mesmo ser desmobilizado para atendimento de outras missões. Também foi realizada remanejamento de 10 bombeiros para atuar em Incêndio Florestal em Rio de Contas, permanecendo 22 bombeiros em Rio do Pires.

Em relação as ação realizada em Luís Eduardo Magalhães, o foco de incêndio na APA Rio de Janeiro também está controlado. De acordo o Capitão da CBPM, Jansen, “se o cenário continuar positivo, em dois dias terminará o combate em Luís Eduardo. Lembrando que após a fase de combate ainda permanece o monitoramento, para depois declarar a extinção do incêndio”, explicou.

Pilão Arcado
Ainda continua a existência de focos de incêndio nas áreas dos distritos de Brejo da Serra, Jiboia, Caiçara e de Bola, região de Pilão Arcado, todos com áreas de difícil acesso por via terrestre. No entanto, até o momento as queimadas não estão atingindo áreas de nascentes de rios, nem próximos de povoados.

Para intensificar a ação na região, o grupo de combate recebeu o reforço de 9 brigadistas voluntários locais, equipados com bombas costais, para combater inúmeros pequenos focos de incêndio próximo a rodovia BR-020. As informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas