Ícone do site Jornal da Chapada

#Barreiras: Fogo na Serra da Bandeira destruiu área equivalente a 50 campos de futebol

foto
O incêndio foi controlado no último domingo (22); a região atingida fica em Barreiras, no oeste baiano | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militares, o incêndio florestal iniciado na última sexta-feira (20) na Serra da Bandeira, em Barreiras, no oeste da Bahia, foi controlado no último domingo (22), e destruiu 50 hectares da serra, área equivalente a 50 campos de futebol. Em texto publicado pelo G1, os bombeiros afirmam que as chamas alcançaram cinco metros de altura e se aproximaram da BR-242, que liga Barreiras a Brasília. A rodovia precisou ser interditada, mas nesta segunda-feira (23) já estava liberada.

O incêndio também foi próximo ao aeroporto de Barreiras, mas nenhum voo foi cancelado, porque o incêndio atingiu uma área do lado oposto à pista de decolagens e aterrissagens. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, não há mais chamas aparentes na região e, agora, começa a fase de monitoramento, na qual os bombeiros procuram por algo queimando, sem gerar fumaça. “Ontem [último sábado] a gente teve um dia crítico, tivemos um combate bem intenso na região. Ainda temos bombeiros militares dentro da Serra para combater o incêndio”, explicou o capitão da corporação, Márcio Jansen.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que causas do incêndio só serão identificadas após perícia na região. Apesar disso, a corporação pede que a população tenha cuidado com a mata para evitar incêndios. “Peço a população para tomar cuidado com o uso do fogo. Não usar o fogo para queimar lixo ou limpar terreno. Cuidado para não jogar pontas de cigarro nos locais”, pediu Jansen. As informações são do G1 e da TV Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas