Ícone do site Jornal da Chapada

Fim de semana com temperaturas elevadas na Chapada Diamantina; noites seguem frias em áreas serranas

carla
Com o clima quente e a baixa umidade do ar, a vegetação fica ressecada e pode auxiliar no aumento do risco de incêndios | FOTO: Arquivo/Divulgação |

Para este final de semana não são esperadas chuvas com volumes significativos em toda a Bahia. Para as regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste, o tempo seguirá influenciado pela massa de ar quente e seco, o que deixará o céu parcialmente nublado a claro em todo o período. Com a atuação dessa massa de ar, as temperaturas deverão se elevar significativamente nessas áreas (máximas de até 39°C em algumas localidades do oeste baiano), e os índices de umidade relativa do ar ficarão reduzidos, com valores podendo ficar abaixo dos 20%.

A junção dessas temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e vegetação já ressecada auxilia no aumento dos riscos de ocorrer queimadas em regiões da Chapada Diamantina e do Oeste baiano. Assim, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, ocasionando danos materiais e ambientais para essas áreas do Estado. Durante a noite, nas áreas serranas da Chapada, a previsão ainda é de tempo frio, com mínimas de 14°C.

Já na faixa litorânea do Recôncavo, Nordeste e Sul a previsão é de céu parcialmente nublado com probabilidade de ocorrer chuvas fracas e isoladas, sobretudo nas primeiras horas da manhã (típicas da estação). As temperaturas também ficarão elevadas, com máximas podendo alcançar os 32°C. Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (mínimas de 21°C e máximas 30°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado com chances de chuvas fracas e em áreas isoladas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas