Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Semana da Juventude em Piatã conta com psicóloga para elaborar ‘Projeto de Vida’

jovens
De acordo com informações, a Semana da Juventude organizou os jovens do distrito de Inúbia para que eles pudessem elaborar o ‘Projeto de Vida’ | FOTO: Divulgação |

A ‘Semana da Juventude’, que aconteceu no distrito de Inúbia, em Piatã, município da Chapada Diamantina, foi um projeto idealizado pela paróquia pertencente à Diocese de Nossa Senhora do Livramento, juntamente com a psicóloga Gilma Reis da cidade de Araci. O padre Idérico convidou a profissional da psicologia especialista na área de família com foco em juventude, para realizar diversas atividades com os jovens em Piatã, sobretudo na comunidade de Inúbia na elaboração do ‘Projeto de vida’. Um dos principais objetivos em realização da Semana da Juventude, segundo o padre Idérico, é tentar organizar os jovens de Inúbia para que estes possam elaborar o ‘Projeto de Vida’ e se inserirem na vida da comunidade contribuindo para as melhorias de todos os moradores.

Inúbia se assemelha a tantas outras comunidades e regiões com dificuldades climáticas, onde os jovens vivem a mercê da violência, da falta de perspectivas, das drogas, da falta de oportunidade e exclusão social. Por conta dessa situação, os jovens vivenciam o êxodo rural para as grandes cidades em busca de trabalho e dias melhores. Por isso, preocupado com a situação da juventude de Inúbia, e toda cidade de Piatã, o padre vem pensando em propostas e projetos que possam atingir os jovens e toda a comunidade no sentido de se organizar para lutar por dias melhores para alcançar dias melhores.

O projeto iniciou com os alunos pré-adolescentes, entre 11 a 14 anos, com eles foi trabalhado o processo de transformação física e psicológica que acontece na vida dos adolescentes por conta das mudanças hormonais, pois esse público bastante curioso, ansioso e inquieto, fenômeno próprio dessa idade. Como meio de interação e desconcentração, várias perguntas foram feitas para provocar maior participação.

Também teve bate-papo com muita descontração, além da explanação da temática ‘Entendendo a adolescência’, a participação dos alunos, professores e direção contribuiu para que a dinâmica de maneira pedagógica e reflexiva, pois dentro das discussões foram abordadas as questões das drogas licitas e ilícitas, gravidez na adolescência, o uso adequado das tecnologias, os cuidados com a natureza e a importância de se preparar para o egresso nas universidades e nos cursos técnicos.

Houve também a participação especial do músico Rogério de Oliveira, qual tem uma vasta experiência nos trios elétricos em Salvador. Ele já tocou com Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Armandino, dentre outros. Enquanto que na musicalidade católica, tocou com Pe. Jonas Abib, da Canção Nova, Salete Ferreira e Eugenio Jorge, para citar apenas alguns nomes. Sua participação foi de suma importância para a alegria dos jovens e êxito no Projeto. A organização do evento agradeceu todos os colaboradores que possibilitaram o evento acontecer com sucesso e positividade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas