Ícone do site Jornal da Chapada

Final de semana prolongado com previsão de chuva na Chapada Diamantina; mínimas chegam a 16°C

foto
Durante a noite as temperaturas devem cair, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C | FOTO: Arquivo/Emerson Santos |

Para os próximos dias, que inclui o feriado de finados, o tempo na Bahia permanece com mudanças significativas, principalmente em relação às chuvas, pois a frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul do Estado, além da umidade vinda da região amazônica, continua influenciando o tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso na maior parte do Estado. No entanto, é nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde se espera chuvas com volumes mais expressivos.

Além da influência desses sistemas, as temperaturas elevadas nessas regiões, com máximas variando durante os dias entre 31°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) a 39°C (no Oeste e São Francisco), aumentam as chances de que as chuvas venham acompanhadas de trovoadas, que são típicas dessa época do ano. Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades dessas regiões, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 16°C.

Piatã deve registrar as menores temperaturas do feriadão | FOTO: Divulgação/Inema |

No Recôncavo, Norte e Nordeste, onde a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, ainda está atuando, também há previsão de chuvas, embora de fraca intensidade. Mesmo assim, não está descartada a possibilidade de eventos de chuvas mais intensos em algumas localidades do Recôncavo baiano, sobretudo naquelas mais próximas ao litoral, onde a frente fria e os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico poderão influenciar com mais intensidade.

As temperaturas nessas regiões também se manterão elevadas, com máximas variando de 32°C a 35°C, o que aumentam as chances de ocorrência dessas chuvas. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas (com mínimas de 21°C e máximas 32°C), o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas a fracas na maior parte do período. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas