Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na região da Chapadinha, entre Ibicoara e Itaetê, é controlado e monitorado por brigadistas

fogo
Desde a semana passada o fogo consome a vegetação local, cerca de 900 hectares foram atingidos | FOTO: Montagem do JC |

Os mais de 80 brigadistas coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prosseguem no combate ao incêndio florestal na região da Chapadinha, entre Ibicoara e Itaetê, na Chapada Diamantina, mas já em uma etapa mais amena, de rescaldo e monitoramento. Por esse incêndio ser considerado difícil de combater pelos especialistas, a equipe precisa permanecer completa e atuante.

“A gente entrou nessa fase final para garantir que o fogo não volte. Não temos mais labaredas, chamas, mas como é fogo subterrâneo temos que fazer essa vistoria em toda a área, ver se ainda tem brasa, se tem ponto quente no solo e impedir que haja reignição”, disse a analista ambiental do ICMBio, Marcela Martins.

Desde a semana passada o fogo consome a vegetação local, a última informação era que 900 hectares (o que equivale a 900 campos de futebol) tinham sidos atingidos. Brigadistas voluntários se uniram aos membros do ICMBio e do Prevfogo/Ibama e permanecem na região. “Essa fase é bem trabalhosa e minuciosa, depois da confirmação de extinção vai começar a desmobilização do pessoal que está lá”, afirmou Martins.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas